FLORAIS

Entrevista com psicóloga e terapeuta floral

Estive com a Psicóloga e Terapeuta Floral, Maria Fernanda Avolio Vieira. Profissional respeitada, Maria Fernanda utiliza diferentes sistemas florais em sua terapêutica como: Alasca, Pacífico, Filhas de Gaia, Nona Essência, Bach (Centro Bach e Healing Herbs), Deserto do Arizona, Mineiros etc.

Foi um encontro muito agradável, como todos os outros que tivemos, um encontro de parceiros que muito se respeitam e admiram. Falamos de sua experiência, dos resultados de seu trabalho, de seu contato com os florais, de como nos conheceu e o que tem sido para ela essa relação. Eis alguns trechos dessa conversa:

 “Comecei a me interessar por florais quando ainda estava na Finlândia. Busquei entender os florais, me entender dentro dos florais e por que surgiram em minha vida. Encantada com a ação das flores, inicialmente achei que, quando retornasse ao Brasil, teria um quiosque de flores como atividade paralela à do consultório. Já aqui, resolvi cultivar o jardim dentro do meu consultório, e iniciei meu trabalho com florais. Nesse momento, compreendi a necessidade de encontrar parceiros de confiança, pois as fórmulas demandam uma farmácia para manipulá-las.  Resolvi conhecer como os florais eram tratados pelas farmácias. Visitei alguns estabelecimentos e tive as mais diversas impressões, inclusive a de que os florais seriam para alguns apenas uma fatia próspera de mercado.”

“Ao chegar à Quintessência do Flamengo, pedi para falar com o farmacêutico. Surpresa, eu me deparei com uma “menina” (Kátia, farmacêutica gerente desta filial até hoje). Suas respostas seguras, honestas, demonstrando ética e integridade, foram decisivas para o início de nossa parceria. Tem sido assim nesses 13 anos, uma relação de respeito, de críticas, de escutar, de trocas permanentes, um vínculo afetivo e efetivo que construímos. Trabalhando com saúde mental, participando de eventos e mesas redondas, nunca tive receio de divulgar o nome da Farmácia. Temos afinidades, estamos em constante evolução.”

 “Não sou dona, não sou sócia, nem ganho percentual algum. Meu retorno é pelo viés da melhora, da alegria, do resgate do bem-viver de meus pacientes, que também comentam sobre o trabalho de vocês.”

“Indicar é muito sério. Sinto-me responsável por aquilo que recomendo, ainda mais na área em que atuo. O terapeuta floral precisa de uma equipe de confiança, com a certeza de que as essências empregadas serão exatamente as prescritas nas fórmulas. Sei que vocês primam pela verdade.  Agradeço muito e desejo que continuem com o mesmo princípio: o do trabalho correto. Além de tudo, vocês têm um olhar interessante e comprometido com o social. Tive o privilégio de tê-los numa campanha, a do Luiz Fernando. Fiz contato com vocês por intermédio da Fortune (farmacêutica gerente de Marketing) e vocês se fizeram presentes de todas as formas. Deram uma retaguarda muito grande na divulgação da campanha, recolhendo donativos (roupas e alimentos)  nas suas lojas, além do envolvimento efetivo de seus  funcionários, ação esta que até hoje rende frutos, que são doados a entidades geriátricas carentes. Luiz Fernando era solidário e solidariedade também é uma característica da Quintessência.”

 “Falei com o coração, não houve nenhum preparo anterior. Para concluir, cito Mary Baker Eddy: ‘Não brigue com o erro, simplesmente, compreenda a verdade.’ ”

Entrevista concedida por Maria Fernanda Avolio Vieira a Fortune Homsani.

Maria Fernanda AvolioVieira
Lgº do Machado, 29 sl. 514
Tel.: (21) 2205-5090

voltar