MELHOR IDADE

Preparação para a terceira idade

É interessante notar que esta faixa etária é a que mais cresce no Brasil. A previsão de uma imensa gama de pessoas idosas em um futuro próximo nos leva a refletir sobre a necessidade do envelhecimento com saúde. Um indivíduo nesta fase, devidamente tratado e com hábitos saudáveis, tem apenas 20% menos capacidade física que um jovem de 20 anos.

Paradoxalmente, o aumento da longevidade também exacerbará o número de doenças associadas à velhice, sejam degenerativas ou causadoras de invalidez, como a arteriosclerose, a artrose, etc. Antigamente, com uma expectativa menor, tais doenças não tinham tempo de se desenvolver.

Fazemos parte de uma sociedade que desvaloriza seus velhos. Talvez a saúde não seja o principal problema da terceira idade, ou, pelo menos, seja apenas mais um.

Os direitos dos idosos têm que ser vistos com respeito, e compete àqueles que nos governam, o compromisso de assumi-los. Infelizmente, não é isso a que estamos assistindo.

O processo de envelhecimento tem de ser visto como algo natural, onde surgem novas e diferentes perspectivas, mas também é apenas uma etapa contínua da vida. A aceitação do envelhecimento (até mesmo por ser realidade) e a compreensão da vida com suas várias fases, sendo possível a felicidade em todas elas, representam uma mudança de valores que certamente contribuirá para tornar nossas vidas mais plenas.

O importante é perceber como envelhecemos, ou seja, de que forma iremos ingressar na chamada terceira idade. Para muitos, será a fase de decadência física e mental, mas, para outros, constituirá a “MELHOR IDADE”.
A prevenção é a forma adequada para alcançar o maior desejo de todos nós: chegar à terceira idade com auto-suficiência.

Não existem formas mágicas, já que somos seres individualizados e reagimos aos estímulos de modos distintos. Contudo, a busca por atitudes saudáveis com orientação especializada é o caminho mais adequado.

Sabemos que a velhice chegará, mas que ela não precisa, necessariamente, ser dolorosa, cercada pelas sombras da doença. A Medicina abriu as portas para esta possibilidade, mas cumpre a nós a preparação para tal.

Para isso, antes de tudo, é preciso aceitar a evolução do corpo e da mente.

A velhice chegará sim, meu amigo. Para todos. E nesta hora, o grande diferenciador será o modo como cada um se preparou para ela, física e mentalmente.

Propomos que você seja mais que o seu tempo, pois este se transforma a uma velocidade assustadora, mas o que você planta ficará para os que vêm depois.

Procurando fazer frente a conceitos próprios de uma sociedade estigmatizadora, onde cidadãos com mais de 40 anos são, praticamente, “descartáveis”, é que pensamos em editar um livro. Este deverá ser capaz de possuir duas vertentes: a primeira é ser simples, descrevendo algumas informações sobre as características mais comuns da terceira idade; a outra é apresentar diversas propostas visando à preparação adequada para esta fase da vida.

Preparação para a terceira idade  procura lançar “um outro olhar sobre o envelhecimento”, buscando discutir de forma natural um processo que, afinal, se inicia desde que nascemos.

Dr. Gilcênio P. de Araujo Filho
Locais de venda do livro:
R. Conde de Bonfim 232 Loja 104
Tel.: 2234-3160
ou pelo Tel.: 2565-7982 (Márcia)

voltar