NOTÍCIAS > INFORMES

Amamentação

Há muito se lê nos escritos da UNICEF e da OMS:  “nada além do leite humano é necessário para manter o crescimento e a boa nutrição durante os primeiros meses de vida.” Então, por que buscar complementos durante o período de aleitamento?

Talvez pudessem ser enumeradas diversas razões, mas com certeza,  algumas delas passariam pela dificuldade em se harmonizar a relação entre quem nutre e quem é nutrido.

Amamentar é, acima de tudo, um ato de amor e de carinho; portanto, mamãe, basta ter calma. Muito em breve, a adaptação entre o seu bebê e você acontece.

Por isso, não estabeleça esquemas rígidos de horários. O bebê, com o tempo, estabelece os próprios horários. E não se preocupe se ele optar por muitas mamadas, pois quanto maior o esvaziamento dos seios, maior será a produção de leite.

A mama se esvazia em, aproximadamente, 15 minutos de sucção. Ofereça as duas mamas, sempre na posição mais confortável para vocês dois. Faça sempre a higiene dos mamilos com água ou com o próprio leite, antes de amamentar. Alterne o oferecimento da primeira mama; ou seja, se na primeira mamada do dia, seu bebê iniciou a sucção pelo seio direito, da próxima vez, ofereça primeiro o esquerdo.

Quando interromper uma mamada, use um dos dedos para afastar a boca do bebê. Faça-o sugar o dedo enquanto libera o mamilo. Isso reduz os riscos de que o mamilo sofra rachaduras ou fissuras. Entretanto, se elas aparecerem, passe o próprio leite; observe melhor o contato entre a boca do bebê e o mamilo (a boca deverá envolver todo o mamilo); diminua o intervalo e a duração de cada mamada; amamente em posições diferentes – a mudança de posições faz com que a força da sucção não incida sempre no mesmo lugar; exponha os seios aos raios solares por períodos de 15 a 20 minutos – sempre pela manhã; proceda ao esvaziamento normal da mama e ponha compressas  mornas no local.

Se nada disso der certo, procure o seu homeopata, pois para nós sempre existirá uma maneira de fazer com que você possa desfrutar do prazer de amamentar sem dor ou sofrimento.

Dra. Mônica Martins Acioli de Lima
Médica Homeopata, Pediatra e Neonatologista
Av. Meriti, 2445, sala 309 - Vila da Penha
Tel.: 2481-2077 Tel./Fax: 3351-6005

voltar