NOTÍCIAS > INFORMES

Você sabia que a Homeopatia também pode ajudar o atleta a curar e prevenir lesões?

A Homeopatia tem sido usada há mais de dois séculos atrás como um tratamento terapêutico alternativo à medicina tradicional; especialmente suas propriedades são reconhecidas para aliviar episódios de estresse. Mas você sabia que ela também pode ajudar o atleta a curar e prevenir lesões? Seja elas musculares, tendinites, contusões causadas por um acidente, fraturas ... A vantagem deste tipo de tratamento (embora, é claro, não pode ser considerado remédios de emergência para uma situação grave e você deve sempre consultar com um especialista) é que ele é cem por cento natural e, portanto, sem contraindicações.

O que é a Homeopatia para aqueles que não estão familiarizados com o termo?

Este é um método terapêutico para a prevenção, alívio ou cura de várias doenças e condições através da utilização de medicamentos homeopáticos. A Homeopatia é eficaz na prevenção e tratamento de doenças, tanto agudas (tais como frio, tosse, diarreia, etc) e crônica (alergia, dermatite, asma, reumatismo, etc) em infecções recorrentes (garganta, ouvidos, ginecológico, urinário .... ), e até mesmo em cuidados paliativos (como o controle de sintomas como constipação e alívio de efeitos colaterais como náuseas da quimioterapia ...).

O objetivo da Homeopatia é ir além do alívio dos sintomas que aparecem, e se destina a ajudar o paciente a restabelecer seu equilíbrio natural. Ou seja, usando a Homeopatia, tenta estimular a resposta de cura do nosso próprio corpo. Como qualquer medicamento, medicamentos homeopáticos são vendidos exclusivamente em farmácias.

Como pode a Homeopatia ajudar o atleta?

A Homeopatia pode ajudar o atleta, tanto antes, durante e após a prática esportiva. Pode facilitar a resistência ao estresse e pode ajudar na recuperação do corpo após a prática prolongada ou exercício intenso. Por exemplo, pode ajudar a aliviar as cãibras, fadiga ou muscular. Além disso, a Homeopatia pode ser usada em condições que geralmente aparecem durante todo o ano, como gripes, resfriados, tosse, alergia, etc, e que podem diminuir o desempenho e atividade do atleta. Uma das principais vantagens para o atleta é que a Homeopatia não tem efeitos adversos relevantes associados com a sua decisão, nem riscos em controles de doping. Portanto, mais e mais atletas, de diferentes especialidades, profissionais ou amadores utilizam a Homeopatia para prevenir e tratar várias condições na sua prática diária.

Quais são as dores musculares mais frequentes ou lesões que podem ser tratadas com Homeopatia?

Os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados para a recuperação de lesões, pois atuam sobre o tecido afetado ou músculo, tendão, vaso ou lesão de pele. No caso de fraturas, pode ajudar a formar o calo de fratura mais rápido para que a recuperação seja mais rápida. Há casos de atletas lesionados, que tomaram medicação homeopática muito cedo, como foi o caso de Zidane no último jogo de preparação da Copa do Mundo. Ele sofreu uma concussão e recebeu do médico da equipe uma dose de Arnica para evitar contusões e dano tecidual. E psicologicamente, a Homeopatia também ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, que podem vir a surgir de um evento de competição ou esportiva. Este aspecto é muito importante, tanto no atleta de ponta ou amador, porque seu desempenho pode ser afetado pela ansiedade, ou ter dormido mal ou 1-2 dias antes da prova.

O que poderia ser o kit básico de primeiros socorros para o desportista?

Há muitos remédios homeopáticos que podem ser eficazes para várias doenças que estão no esporte. Eles são daqueles que ajudam a estabilizar o sistema músculo-esquelético e ajudar a restaurar o equilíbrio dos músculos.

O que fazer se a fadiga ocorrer após exercício intenso? Como podemos recuperar?

A Homeopatia pode ajudar a melhorar a recuperação após o exercício intenso. Neste caso, pode ser útil Arnica: recomenda-se antes, durante e após o esforço prolongado. Além disso, após o exercício intenso, pode-se aplicar o creme com uma leve massagem sobre a área afetada. Arnica também é de grande interesse para ajudar na recuperação de lesões musculares, e com pequenos acidentes ou traumatismos. Podemos usar também Cuprum metallicum, pois funciona como relaxante muscular e logo após o exercício, se houver muita produção de ácido láctico, usa-se Sarcolacticum Acidum para ajudar a obter a homeostase do músculo e não há teste de dopping que o identifique.

Saudações homeopáticas,

Marcos Dias de Moraes

Ate a Próxima!

Dr. Marcos Dias de Moraes é médico homeopata desde 1980 tratando crianças, adultos,  idosos e famílias.

voltar