VETERINÁRIA

A homeopatia na veterinária

A homeopatia aplicada na veterinária ainda é pouco conhecida pela maioria das pessoas. Na maioria das vezes as pessoas procuram um homeopata quando já não encontram tratamento na medicina tradicional,seja pelo fato de não se ter um diagnóstico, não haver tratamento para aquela enfermidade ou ser uma doença incurável. O que as pessoas não sabem e que tentarei esclarecer é que a homeopatia não é uma medicina alternativa e sim uma medicina completa com características próprias, bem definidas.Possui uma doutrina fundamentada em leis e princípios, possui um modelo científico para comprovar a ação dos medicamentos que utiliza e uma técnica precisa para diagnóstico, prognóstico, tratamento e seguimento da evolução dos pacientes.

Utiliza a lei dos semelhantes e possui um método experimental próprio.É uma medicina vitalista ou seja, não só aceita como sustenta com firmeza que todo ser vivo tem além de seu corpo material um principio vital imaterial. Trabalha com os conceitos de unidade, totalidade e individualidade.Isso significa que quando tratamos um paciente tudo nele é levado em consideração,o paciente é visto como uma unidade ou seja todos os seus sintomas de todas as partes do corpo,todos os sintomas que ele já apresentou ao longo de sua vida são analisados assim como os seus sentimentos e suas emoções.

O conceito de enfermidade, saúde e cura são bem diferentes dos da medicina tradicional.

Nosso conceito de cura não é somente fazer desaparecer os sintomas da doença do paciente mas sim estabelecer um equilíbrio no paciente como um todo fazendo com que suas emoções e sentimentos também se equilibrem. Como a homeopatia trata o individuo (doente) e não a doença, pode fazer muito mais pelo paciente.

Ao estudar o animal como um todo a homeopatia veterinária consegue curar doenças nas quais a alopatia não consegue. Com esse método podemos tratar todos os tipos de enfermidades não só as crônicas como as agudas, doenças terminais ,doenças auto-imunes, epilepsia, alergias, distúrbios de comportamento e até câncer são algumas das doenças para as quais a homeopatia é bem mais eficiente que a alopatia.

Outra vantagem do tratamento homeopático é que na alopatia um medicamento melhora uma coisa e perturba outra pois os efeitos colaterais são muito intensos principalmente nos animais idosos, já o medicamento homeopático quando bem empregado não oferece esse risco.

A alopatia trata os efeitos e não a causa das enfermidades.

Filhotes tratados com a homeopatia terão uma vida muito mais saudável e uma longevidade muito maior.

Trabalho como homeopata há 18 anos e agradeço todos os dias por um dia ter conhecido e ter tido a oportunidade de aplicar esse método em meus pacientes oferecendo a eles uma qualidade de vida melhor onde eles são vistos e respeitados como seres que sentem e atuam.

Dra Cinara Machado Bathich.
CRMV-RJ 3703.
Atendimento em domicilio.
Tel: 33312939 ou 98058910.

voltar