VETERINÁRIA

A homeopatia na vida de nossos animais

A Medicina Homeopática nasceu, no final do século XVIII, da genialidade de Samuel Hahnemann. Sendo médico, sua criação foi o produto de sua preocupação pela saúde humana. No entanto, o próprio Dr. Hahnemann sugeriu em mais de uma ocasião a possibilidade de aplicar seu maravilhoso descobrimento ao tratamento de nossos amigos, os animais, chegando mesmo a conduzir alguns tratamentos.

Com seu criador ainda vivo, alguns de seus seguidores começaram a tratar diversas enfermidades de seus pacientes animais com o método hahnemanniano. Contudo, o desenvolvimento da medicina homeopática aplicada à saúde de nossos animais é muito mais recente. Até o começo da década de 1970, toda a Homeopatia usada na prática veterinária visava ao tratamento das enfermidades e não dos enfermos, considerados como indivíduos, tal como propõe a prática homeopática mais pura.

Ter sido admitido no Primeiro Curso da Escola Médica Homeopática Argentina por seu então diretor, Dr. Alfonso Masi Elizalde, em março de 1972, me permitiu estudar junto aos médicos, e assim pude desenvolver, não sem esforço, uma prática da mais pura “medicina da pessoa”, como costumava se dizer à época. Naturalmente que no meu caso tratava-se de “pessoas não humanas. Em 1980, no Congresso da Liga Médico-Homeopática Internacional, realizado em Acapulco (México), conheci o dr. Nicolás Teoran, colega francês que propunha uma “medicina veterinária verdadeiramente hahnemanniana”. Nicolás era o líder de um grupo de estudos influenciado pela escola argentina, especialmente por meu Mestre, A. M. Elizalde.

A partir da década de 1980, produz-se um rápido crescimento da homeopatia aplicada à veterinária.

No livro A homeopatia na vida de nossos animais (Ed. Luz Menescal, Rio de Janeiro, 2005), tentei transmitir, da maneira mais clara e simples possível, a essência da homeopatia e as características de sua aplicação na medicina veterinária.

Nele, demonstro como é possível tratarem-se, pela abordagem homeopática, desde uma simples indisposição até as enfermidades mais graves e complicadas, desde as lesões físicas mais grosseiras às alterações de humor mais sutis, origem dos mais variados distúrbios comportamentais. No prefácio, expresso as razões que me levaram a publicá-lo, estando os propósitos que me orientaram em sua feitura resumidos no parágrafo final: “Espero, de coração e com a ajuda de Deus, que estes conselhos, reflexões, comentários e sugestões sejam realmente úteis a alguns dos seres viventes, humanos ou não, que se encontrem submetidos a sua área de influência. Se assim for, se as idéias aqui contidas tiverem uma conseqüência positiva para alguns dos leitores e/ou seus companheiros não humanos, a publicação deste livro estará plenamente justificada.

Vendas:
Luz Menescal Editores - Tel.: (21) 2253-0349
e-mail: lmenescal@olimpo.com.br
Juan Agustín Gómez - Médico veterinário
CRMV-RJ. 7642

voltar